terça-feira, 12 de junho de 2012

PROPOSTA PELO FIM DO VOTO SECRETO


Está na pauta do Senado para ser votada como prioridade, possivelmente nesta quarta-feira 13, a PEC-Proposta de Emenda Constitucional do senador Pedro Paim (PT-MT), que visa o fim do voto secreto dos parlamentares nos processos de cassação de mandatos.
Este é o anseio do eleitor consciente cansado da falta de transparência e ética, que não deseja ver repetir bizarrices como foi a não cassação da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), absolvida mesmo diante de uma enxurrada de denúncias e provas, que segundo parlamentares, porque o voto foi secreto.
Senadores como Pedro Simon (PMDB-RS), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Pedro Taques (PDT-MT) e Cristovam Buarque (PDT-DF) entre outros, querem o voto aberto já no julgamento do processo de cassação e acusado por quebra de decoro, do senador Demóstenes Torres, sem partido. Inclusive o senador Cristovam Buarque quer o fim também do "voto escondido", aquele em que o parlamentar sem comparecer no Senado vota fechado com o partido e não assume sua opinião diante do eleitor.
"O eleitor quer saber a opinião e a razão do voto se contra ou a favor em um determinado projeto ou processo, do deputado e senador que ele elegeu. E sem o voto escondido o parlamentar será obrigado a marcar presença e a votar, assim como ele eleitor é obrigado a votar, e que sofre as sanções previstas quando não vota ou justifica", disse o senador Cristovam no plenário.
Na foto, manifestação de jovens em Brasília, o que ocorre também nas redes sociais pedindo o fim do voto secreto.

2 comentários:

Ari Fernandes disse...

A a transparência é uma consequência da democracia, e o fim do voto secreto é um ato democrático que o o povo exige. Entendo que esta é uma barreira que já deveria ter caído, "Antes tarde do nunca".

Benedito Ap. da Silva (Benê) disse...

Pois é Ari, o voto secreto até se justificava nos anos de chumbo, anos da ditadura, quando o parlamentar de oposição sofria "molestações" ao ser identificado pelo voto contrário.

Postar um comentário