sábado, 11 de fevereiro de 2012

Incubadora de Empresas em Santo Antônio da Alegria

Empresários alegrienses que trabalham na informalidade; os chamados “de fundo de quintal”, tem naturais limitações para escoamento de seus produtos, pois não possuem selo de garantia de qualidade, e muitas vezes seus produtos não são elaborados com a devida atenção a higiene ou a qualidade da matéria prima, e também não tem mercado comprador. O recurso é  a venda porta-a-porta, que não tem amparo legal de saúde, previdenciário ou jurídico, tem dificuldades em conseguir cursos de reciclagem, financiamentos, entre outros problemas. 

Para sanar o problema, uma Incubadora de Empresas está prestes a ser inaugurada no município, já está com os seus 7 boxes comprometidos com microempresários, sendo que um deles já está trabalhando lá. Já existe um convênio entre a prefeitura e o Sebrae, o Senai, no sentido de oferecer cursos para os incubados, não só de técnica de produção, de organização, de otimização de produção, como até cursos sobre técnica de vendas, embalagens, operações de marketing etc.


O local tem, como dito, 7 boxes para funcionamento de 7 microempresários, sendo um desses, adaptado para receber indústria de laticínios, que deverá produzir queijo frescal. Tem banheiro coletivo, vestiário, sala de reuniões, e terá até uma loja dentro das instalações do prédio, para venda pública de tudo o que for produzido ali.


“Esta loja deverá estar atendendo mesmo em fins de semana e, além dos produtos feitos na Incubadora, também estará vendendo produtos artesanais feitos no município, como cachaça, queijo chanclich e outros. Será um centro de vendas de produtos alegrienses, visando principalmente o turista, que poderá vir nos conhecer a qualquer dia, inclusive sábados e domingos”, diz Juliano César Pierre, gerente da Incubadora.


A prefeitura também está criando um selo do município, para personalizar o produto. Este selo será aplicado a cada unidade produzida na Incubadora, e servirá como uma marca, um aval de qualidade, além de promover o município como produtor de alimentos alimentícios artesanais, agora feitos dentro das normas sanitárias legais.


A cessão do espaço é totalmente gratuita. O incubado pagará apenas, de forma comunitária, as contas de limpeza e manutenção, telefone e internet. Água e luz, cada um pagará a sua, uma vez que haverá relógios registradores de consumo para cada box.

0 comentários:

Postar um comentário