sábado, 9 de junho de 2012

Fogos de Artifício - Cresce o risco de acidentes durante as festa Juninas.


Junho é o mês em que as comemorações folclóricas são mais acentuadas, e o uso de fogos de artifício se torna também mais intenso, e consequentemente o risco de acidentes e queimaduras também aumentam. As fogueiras típicas das festas juninas, o vinho quente, o quentão, a pipoca, a batata assada na fogueira, e por fim, as brincadeiras que as vezes cai no exagero, ou na inocência das crianças, podem transformar os festejos em tragédias.   


A qualidade dos fogos é muito importante, pois minimiza a possibilidade da ocorrência de acidentes, é preciso conferir a origem e a qualidade dos fogos e
não usar materiais de fabricação caseira. Não se deve guardar grande quantidade de fogos em um único local, pois isto aumenta o risco de ocorrência de acidentes, que quase sempre são acompanhados de tragédias.

No momento em que for soltar fogos, tome alguns cuidados relacionados ao local para evitar que casas, depósitos e pessoas possam ser atingidas, e também para evitar lesões nas mãos, braços, rosto ou mesmo auditivas.

É importante ter muita atenção com às crianças, principalmente por causa das bombas, traques e outros tipos de explosivos usados, que as vezes não explodem, e ficam no chão atraindo a atenção das crianças, que não tem noção do perigo ali contido.

É muito  importante observar as normas de segurança do produto, que devem estar bem claras nas embalagens.Não se deve soltar rojão daqueles que tem uma vareta, segurando com a mão. O ideal é colocá-los em um tubo de PVC, levemente inclinado para uma área limpa e inabitada, quanto aos foguetes, o ideal é encaixar pelo menos quatro peças para ficar longe  da mão e do rosto.  Não aponte os fogos para locais onde há circulação de pessoas e evite proximidade com fios da rede elétrica.

0 comentários:

Postar um comentário