domingo, 12 de fevereiro de 2012

Homenagem a Cândido Portinari (*29/12/1903+1962) com Exposições da Obra "Guerra e Paz" no Brasil e Exterior

Fevereiro, mês que completa 50 anos da morte do artista brasileiro Cândido Torquato Portinari - Candinho - aos 58 anos no dia 6 de fevereiro de 1962, o renomado pintor é homenageado em São Paulo tendo exposta a sua mais famosa obra "Guerra e Paz" no Memorial da América Latina. Aberto ao público das 9h às 21h de terça a domingo até o dia 21 de abril, período em que é esperado a visita de milhares de pessoas.
"Guerra e Paz" que Portinari pintou a pedidos do governo brasileiro, presenteada depois à ONU, retrata momentos das guerras que o mundo tinha vivido, mas não mostrando armamentos, e sim as vítimas como as mães que perderam seus filhos. A obra que demorou 4 anos para ser concluida lhe custou a saúde e a vida, intoxicado pelo chumbo presente nas tintas à óleo.
A exposição no Brasil foi conseguida através de intensa luta do filho do artista, João Cândido Portinari junto ao governo brasileiro através do BNDES, patrocinador da "Associação Cultural Cândido Portinari" e da restauração da obra "Guerra e Paz". Paralelamente à exposição serão exibidos farto material com documentos e fotos contando a trajetória do pintor Cândido Portinari, desde a infância na sua cidade natal, Brodowski interior de São Paulo.
A exposição acontecerá ainda em Brasília, Paris (França), Tóquio (Japão), Genebra (Suíça) e Oslo (Noruega) em dezembro quando será entregue o Prêmio Nobel da Paz. Depois a obra volta para a sede das Nações Unidas que está passando por ampla reforma.
Para Batatais que detém o título de "Estância Turística" desde 1994, e tem na igreja Matriz Bom Jesus da Cana Verde além de obras dos artistas locais Mozar Pelá, Maclau e Roberto Bérgamo e abriga ainda 23 obras de Portinari, entre elas 14 quadros da Via Sacra, este evento no Brasil e exterior que acontecerá em todo o ano de 2012, conseguirá difundir as obras em Batatais ainda mais, atrair turistas do mundo todo amantes da arte em geral.
Para ciceronear os turistas com informações precisas sobre as obras expostas na igreja Matriz, está presente na igreja o especialista Antônio Otávio Squarise. Para acomodá-los Batatais tem os Hotéis Castelo Palace, Hotel Candeas, Hotel Pousada 14 de Março entre outros, além dos moteis: Pra Casa.Com.VC e o Floresta.
Uma boa gastronomia nos: Rest. e Pizzarias Ana Luiz (Dove); Rest. e Pizzaria Tio João; Rest. Pizzaria Esporte (Zé Bonitinho); Churrascaria Espeto de Ouro entre outros. Lanchonetes, Choperias e Barzinhos como "Bat Ki Bat", Choupana Bar, Terraço, Galpão, Quintal etc.
Os visitantes poderão ainda conhecer o Museu "Washington Luiz", e em datas específicas o Carnaval, as: Festa do Leite e San Gennaro, além do Parque Náutico "Eng. Carlos Zamboni", a Cachoeira, que se o evento citado nesta nota vingar, atrair grande número de turistas, o poder público deverá olhar com carinho o parque náutico pelo menos no quesito limpeza e segurança.

E, se não é sonhar demais para uma cidade denominada Estância Turística, fica a sugestão para que os interessados coloquem charretes e trenzinhos para melhor locomoção dos visitantes.

0 comentários:

Postar um comentário