segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Morre cineasta que mais dirigiu filmes de Mazzaropi

O italiano Pio Zamuner, diretor de filmes de Mazzaropi, foi encontrado morto em sua residência, onde morava sozinho, no bairro de Santa Ifigênia, pelo ator Castor Guerra, com quem tinha marcado um compromisso. Isso dia 20 de janeiro. Tinha 76 anos. Pio foi um dos responsáveis pela minha entrada no cinema.  Em 1974 convidou-me para fazer assistência de direção no filme Clube das Infiéis, de Cláudio Cunha, quando eu engatinhava na técnica cinematográfica. Depois me “arrastou” para ser seu assistente em O Jeca Macumbeiro, de Mazzaropi, no mesmo ano. Voltei a filmar como assistente dele no ano seguinte, em O Jeca Contra o Capeta. Foi um dos meus grandes incentivadores.


Pio Zamuner nasceu em Chiarano, na Itália em 1935 e veio para o Brasil ainda adolescente.
Começou no cinema no clássico O Cabeleira, de Milton Amaral, em 1963, como eletricista, tendo também feito uma pequena participação como ator. Até começar a dirigir para Mazzaropi (e mesmo depois disso), passou por outros clássicos do cinema brasileiro como As Cariocas (assistente de câmara no episódio de Roberto Santos – 1966), O Quarto, de Rubem Biáfora (assistente de câmara – 1968), Cleo e Daniel, de Roberto Freire (assistente de câmara – 1970), O Rei da Noite, de Hector Babenco (fotógrafo de cena, 1975). Também foi consultor de cores no conhecidíssimo filme de Walter Hugo Khouri, que teve participação da Xuxa, Amor Estranho Amor (1982).

O primeiro filme que dirigiu para Mazzaropi foi Betão Ronca Ferro, em 1970. A partir daí, esteve na direção de quase todos os outros produzidos pelo astro caipira: O Grande Xerife, Portugal Minha Saudade, O Jeca Macumbeiro, O Jeca Contra o Capeta, Jecão... um Fofoqueiro no Céu, O Jeca e seu Filho Preto, A Banda das Velhas Virgens e O Jeca e a Égua Milagrosa, este em 1980, foi o último filme de Mazzaropi que já preparava-se para dirigir O Jeca Contra Maria Tomba-Homem, em 1981, quando o artista faleceu, deixando o roteiro inédito.

A missa de sétimo dia será realizada dia 25 de janeiro na Igreja Da Mãe Preta, no Largo Paissandu, centro de São Paulo.
Na foto que ilustra a matéria, Pio Zamuner prepara um “sopapo” para dar em mim, durante as filmagens de O Jeca Macumbeiro, em 1974.

0 comentários:

Postar um comentário