segunda-feira, 25 de julho de 2011

Etanol - Com safra menor, Brasil importa 600 mi de litros de Etanol.

Etanol importado é para abastecer o mercado interno

Brasil deverá importar dos Estados Unidos 600 milhões de litros de hidratado para abastecer mercado interno, cuja demanda é visivelmente maior que a produção. O volume de Etanol equivale aproximadamente a 7% da produção de etanol anidro, e 4% do volume total. As vendas de carros “FLEX” cresce mais e mais, consumindo mais etanol do que as usinas conseguem produzir.

O setor sucroalcooleiro precisa investir em tecnologia para aumentar a produção nas lavouras já existentes, e também na construção de mais usinas e consequentemente aumentar a área plantada em cana. Os produtores relatam uma quebra na atual safra, considerando vários fatores que interferiram para diminuir a produção. Entre estes fatores está a falta de investimento no manejo e conservação dos canaviais, e também a necessidade de mais investimentos para o setor.

Entendemos que Governo e o setor sucroalcooleiro precisam sentar a mesa e discutir bases para a produção de biocombustível. Os produtores alegam que a lavoura produtiva de etanol esta em segundo plano, e desta forma os problemas gerados pela alta demanda do etanol castiga o consumidor, que certamente vai ficar com o ônus.

É preciso reescrever a história da produção do etanol, com marcos regulatórios e políticas de sustentação a lavoura produtiva de cana de açúcar, caso contrário, corrermos o risco de ter um estrangulamento que resultará em total desequilíbrio entre produção e consumo. 

0 comentários:

Postar um comentário