sábado, 30 de junho de 2012

Fundo Partidário - Conheça os valores repassados mensalmente a cada partido

Click na foto para ampliar

Criado juntamente com a Constituição Brasileira de 1988, o Fundo Partidário Nacional nasceu com o objetivo de fortalecer os partidos políticos em tempos pós ditadura, visando garantir a pluralidade e a autonomia financeira dos Partidos. Atualmente existem 27 partidos políticos registrados no Tribunal Superior Eleitoral, todos aptos a receber parte do montante destinado ao Fundo.

Os Partidos recebem o repasse de acordo com o número de deputados que elegeram, e os 6 (seis) primeiros da lista são: PT, PMDB, PSDB, DEM, PP e PSB, estes, recebem mensalmente valores que vão de  R$ 4.213.651,56  a  R$ 1.782.124,21. Confira a lista de todos os partidos que recebem o repasse da União. 


Os recursos do Fundo são provenientes do orçamento da União; ou seja, vem dos impostos que todos os cidadãos pagam diariamente. O Fundo Partidário Nacional também recebe recursos provenientes de multas, como aquelas pagas pelos eleitores em situação irregular, e as que são originadas em condenação judicial eleitoral de políticos e candidatos.

Apesar das astronômicas quantias repassadas aos partidos, os mesmos não abrem mão de cobrar de forma imperativa a contribuição partidária das Direções Municipais, e se não pagar, não recebem autorização para concorrer as eleições municipais.

0 comentários:

Postar um comentário