sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Mercado exibidor de cinema em 2011 é o melhor nos últimos 10 anos no Brasil


Mercado exibidor de cinema em 2011
é o melhor nos últimos 10 anos no Brasil

O mercado exibidor brasileiro de cinema, em 2011, bateu recorde de renda, confirmando as tendências que já se mantinham durante o ano.
            A renda gerada nas bilheterias brasileiras chegou a R$ 1,41 bilhão, uma alta de 12% em relação a 2010 e o público total fechou em 141,6 milhões (+5%).
            Tais números estabelecem novos recordes para o mercado do cinema no Brasil e dão continuidade a uma tendência de alta que se estende por três anos seguidos.
Em números absolutos, o que foi vendido em 2011, em termos de ingressos, superou o total de 2010 em 6,7 milhões.
Ao contrário de 2010, quando os lançamentos nacionais foram vetores de crescimento – graças principalmente a Tropa de elite 2 e de Nosso lar –, em 2011 foram os títulos estrangeiros, principalmente os lançamentos em 3D (novidade já há 2 anos), os maiores responsáveis pela alta do mercado.
 Os altos percentuais do 3D são explicados por uma expansão tanto no número de lançamentos (de 22 em 2010 para 38 em 2011) quanto no número de salas capacitadas para o formato (de 264 para 471).
            O preço médio do ingresso subiu 7% em relação a 2010, chegando à marca de R$ 10,00 – uma alta que se justifica, principalmente, pela expansão da exibição em 3D.

Filmes brasileiros
Em termos de cinema brasileiro, Cilada.com foi o filme mais rentável em 2011, arrecadando R$ 28,4 milhões; depois veio De pernas pro ar, com R$ 27,7 milhões. Comédias responderam por nove dos 20 títulos do ranking.
            A lista mostra que não houve, em 2011, um grande sucesso de filmes brasileiros em comparação a 2010, quando foram lançados os peso-pesados Tropa de elite 2 (R$ 102,6 milhões), Nosso lar (R$ 36,1 milhões) e Chico Xavier (R$ 30,3 milhões). Mas houve, em 2011, boa performance de representantes dos mesmos filões: o policial, com Assalto ao Banco Central (em quarto), e o religioso, com As mães de Chico Xavier (em nono), O filme dos espíritos (décimo).

            Filmes com apelo jovem também tiveram bom desempenho, como o caso de Qualquer gato vira-lata (em sétimo) e Desenrola (décimo primeiro).
            O ano teve, ainda, algumas produções que superaram as expectativas do mercado, como O palhaço, na quinta posição e o documentário Bahêa, minha vida, sobre o clube de futebol Bahia, em 18º.

            O ranking não considerou os filmes com estréia em 2010 – salvo De pernas pro ar, lançado no último dia do ano.
            Os filmes nacionais foram vistos, em 2011, por 17,8 milhões de espectadores e geraram R$ 164 milhões de bilheteria – números que, apesar de representarem baixas de cerca de 30% em relação a 2010, registram alguns dos melhores resultados dos últimos dez anos.
Pela primeira vez em trinta anos 7 filmes brasileiros
tiveram público acima de um milhão de espectadores
São eles, pela ordem (ranking 2011): De Pernas para o Ar (3,10 milhões de espectadores); Cilada.com (3,02 milhões); Bruna Surfistinha (2,16); Assalto ao Banco Central (1,87 milhão); O Palhaço (1,42); O Homem do Futuro (1,21); Qualquer Gato Viralata (1,19 milhões de espectadores). 

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