quinta-feira, 19 de maio de 2011

Meio Ambiente: Quem degrada mais?

Código Florestal


Estamos presenciando muitos debates acalorados sobre o relatório de Aldo Rebelo, as discussões avançam lastreadas em disputas políticas; as vezes com conteúdo emocional elevado, tratando do tema de uma forma radical. Do ponto de vista geral, quando se trata do meio ambiente, precisamos colocar na tela do debate todas as fontes de poluição e degradação do meio ambiente. 


Precisamos entender que quando se trata da degradação do meio ambiente, verificamos que a maior fonte poluidora em todo o mundo esta no meio urbano; ou seja, nas cidades. As fotos falam por si próprias.


Não estamos dizendo que a agricultura está isenta, só pelo fato de produzir alimentos, mas podemos verificar que os centros urbanos só poluem e degradam, e em proporções absolutamente gigantescas. Vejamos alguns destaques:



Cada cidadão do Planeta Terra produz aproximadamente cinco quilos de lixo por dia. Então, de acordo com dados populacionais apresentados no Atlas National Geographic de 2008, concluímos que:
O Brasil, com 190 milhões de habitantes, produz  950 mil toneladas de lixo dia;
Também  produz 3,8 bilhões de litros / kilo de esgoto por dia, que são jogados nos        corregos, rios e mar, poluindo nossas águas.


Todos esses dados foram gerados em cima de estimativas e de estatísticas populacionais fornecidas pelo Atlas da National Geographic.





0 comentários:

Postar um comentário