sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Desperdício de comida na USP de Ribeirão Preto, chega a 1,5 tonelada por semana.

Veja na foto a comida que esta sendo jogada fora; a qual, corresponde ao dobro ao que foi consumido.

A sobra nos pratos dos alunos, professores e funcionários da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) que vai direto para o lixo chega a 1,5 tonelada por semana.


É o que revela uma pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão em parceria com o programa USP Recicla e com o projeto Refazer.


O estudo avaliou os resíduos gerados pelos usuários do restaurante central e do refeitório 2 do campus da USP. A sobra inclui cascas, ossos e guardanapos.
Entre as causas do desperdício está o exagero na hora de dosar a quantidade de comida. É o próprio usuário que coloca na bandeja arroz, feijão e saladas --apenas a carne do dia é servida por funcionários do restaurante.

Reportagem de:
LIGIA SOTRATTI
De Ribeirão Preto


A comida restante nas bandejas é jogada no lixo --o óleo é usado em pesquisa, enquanto o alimento na panela é doado a entidades.


Segundo a supervisora da pesquisa, Daniela Sudan, o estudo apontou que as mulheres deixam mais sobras no prato do que os homens.
O levantamento foi feito em outubro. Foram pesados os pratos ou bandejas de 2.041 pessoas em cinco dias. Em média, a USP serve diariamente 3.200 refeições --o que inclui almoço e jantar.

A bióloga Monise Terra, 25, diz que se serve de porções menores para evitar sobras quando o cardápio não a agrada, como ontem -o prato era almôndega. "Não como carne vermelha, então peço para não colocar."

Só o restaurante central está em atividade -o refeitório 2 foi fechado. A proposta é servir todas as refeições apenas no novo restaurante. O prédio, apesar de "inaugurado" pela reitoria em novembro de 2009, ainda não funciona --não há data definida para que seja aberto.

0 comentários:

Postar um comentário