quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Engenharia Genética - O Futuro começa aqui.


Cana de açúcar ao quadrado - Para entender porque algumas variedades de cana acumulam mais açúcar que outras, o Professor Marcelo Menossi, da Unicamp, está tentando identificar dentre os trinta mil genes da espécie, quais estão ativados nas plantas mais doces.

Isto é feito por meio de métodos de expressão gênica em larga escala, a partir do qual são traçados perfis de expressão gênica de cada grupo. A partir disso, iremos modificar a estrutura do DNA dessas plantas para que elas produzam mais açúcar, explica Menossi.

Outro grupo de pesquisa que reúne universidades de todo o país, irá usar método semelhante para encontrar meios de potencializar a produção de Etanol  a partir do bagaço de cana. A idéia é confrontar os tecidos do DNA, para encontrar os genes relacionados a produção de "lignina" nas fibras da cana, descreve o professor
de melhoramento de plantas da Universidade Federal de Viçosa (MG), Marcio Henrique Pereira Barbosa.

Fonte: (Revista INFO)






DIESEL DA GARAPA - Em vez de álcool, leveduras genéticamente modificadas estão produzindo "diesel", a partir do caldo de cana de açúcar. O processo é igual ao da produção de álcool, diz Roel Collier, diretor da Amirys, empresa responsável pelo projeto. Os testes feitos em Campinas (SP), apontam que por hectare serão produzidos cinco mil litros de combustível. O novo produto deve chegar ao mercado em 2011.

O SUPERMILHO -  Pesquisadores da Alemanha e da Espanha, conseguiram enriquecer os grãos de milho com "Betacaroteno", Vitamina C e Vitamina B9. Essa é a primeira variedade transgênica a receber a receber tantas novas substâncias. Os criadores estimam que o consumo do supermilho, garantirá a dose recomendada de vitaminas carotenogênicas. Para completar o prato, além de mais nutritivo, os grãos  também ganharam uma tonalidade alaranjada.

0 comentários:

Postar um comentário